quarta-feira, outubro 23, 2019

Clubes

1O Ateliê do SER já entrou em funcionamento, com sessões de mindfulness para os alunos da escola António Feijó! Nestas sessões, os alunos treinam o seu “músculo da atenção”: ouvir um som até ao fim, prestar atenção às sensações do corpo ou reparar como se estão a sentir no momento presente. Ao longo das sessões, estas práticas vão sendo interiorizadas e integradas no dia-a-dia das crianças, dando-lhes uma maior consciência do seu foco, dos seus padrões de pensamento e uma maior presença nas situações que vivem “no agora”. São cada vez mais os estudos que mostram que a prática do mindfulness traz enormes benefícios para a saúde mental, física e social e, como é de pequenino que se torce o pepino, nada como começar com os mais jovens da nossa escola! De entre os vários benefícios da prática desta técnica podem destacar-se a redução dos níveis de stresse e o desenvolvimento da capacidade de regulação emocional. O mindfulness trabalha também valores como a generosidade e a gratidão. Estudos revelam que este tipo de práticas contribuem para o bem-estar e felicidade da pessoa, bem como para o daqueles que a rodeiam. São, sem dúvida, ingredientes indispensáveis para pessoas mais empáticas, presentes e cooperantes.
As sessões são dinamizadas na escola em 4 horários diferentes, onde estão presentes entre 8 a 12 crianças em cada grupo.

Clubes

LeiriaDecorreu no dia 15 de outubro, em Leiria o "Encontro de Lançamento da REDE de Clubes Ciência Viva Na escola", com a presença do Clube Ciência Viva da escola Básica António Feijó, que constituiu um excelente momento de troca de experiência e fomento de contactos entre clubes e parceiros de todo o país.

O Clube Ciência Viva da Escola Básica António Feijó funciona desde o ano letivo anterior, estando empenhado na promoção da ciência junto da comunidade educativa, trabalhando desde já na implementação de uma horta biológica, jardins verticais e um charco no espaço escolar, que permitirão a organização de diversas atividades com os alunos. Junto da comunidade efetuará a monitorização do Rio Lima e observações de astros.

No contexto da atividade do clube e da articulação entre ciclos, várias atividades de promoção da ciência estão a ser levadas a cabo com a educação pré-escolar e com o 1.º Ciclo.

Clubes

No âmbito do Clube de Arquitectura, urbanismo e Astronomia, foi organizada uma visita ao Planetário de Braga, enriquecendo os conhecimentos de todos os participantes.

Clubes

Numa parceria do Pentagrama com o Projeto SELF a contagem para as férias do Natal já se faz também em francês!
Acompanha aqui: