sexta-feira, dezembro 06, 2019

Gerais

IMG 20191001 120945Partilhamos hoje com a comunidade educativa, pela sua atualidade e pertinência, o texto que foi publicado na edição 2019 do projeto d' Ajudaris, produzido por alunos da Escola Básica António Feijó, na mesma semana em que se iniciou em Madrid mais uma Cimeira do Clima que, assim o esperamos, ajude os governantes do Planeta a arrepiar caminho face ao grande desafio climático com que nos confrontamos:

Abecedário ComSentidos

Água potável é uma expressão fresca e limpa.
Amizade é um sentimento que une toda a gente.
Aquecimento Global é uma expressão que tão depressa tem frio como tem calor.
Bullying é uma palavra a extinguir.
Cidade é uma palavra cheia.
Consumo é uma palavra que se gasta.
Desigualdade é uma palavra pobre.
Economizar é uma palavra de ordem.
Educação é uma palavra com maneiras, que devia estar em todos.
Energia é uma palavra dinâmica, que se quer renovável.
Fome é uma palavra magra.
Governo é uma palavra com responsabilidades.
Herói é uma palavra que está em nós.
Igualdade é uma palavra com direitos para todos.
Indústria é uma palavra que contamina.
Justiça é uma palavra que todos querem e merecem.
Luta é uma palavra que resiste.
Matar é o que estamos a fazer à Natureza.
Mar é uma palavra que une o mundo.
Natureza está em sofrimento.
Objetivo é uma palavra com um sentido.
Paz é uma palavra necessária.
Pobreza é uma palavra que precisa de muita ajuda.
Qualidade é uma palavra a que todos temos direito.
Reciclagem é uma palavra que transforma.
Saúde é uma palavra que nunca vai ao médico.
Travar é um verbo que nos devia fazer parar.
União é uma palavra que nos liga.
Vida é uma palavra com movimento.
Xeque-mate à indiferença.
Zelar é uma palavra que cuida de todos nós.

Turma: 6.ºB, EB António Feijó – 2018/2019

Gerais

Ribeira 4Para assinalar a passagem do 30.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança foram promovidas diversas atividades nas diversas escolas do Agrupamento António Feijó. Assim, algumas turmas da Escola Básica António Feijó visitaram as instalações da CPCJ de Ponte de Lima, onde ficaram a conhecer melhor os seus objetivos e modo de funcionamento.

As escolas básicas do agrupamento (Gandra, Ribeira, Ponte de Lima, Feitosa, Rebordões-Souto e Trovela) aderiram à iniciativa "Estendal dos Direitos" onde, na sequência do trabalho realizado em sala de aula sobre os "Direitos da Criança", foram produzidos trabalhos que deram origem ao "Estendal dos Direitos", com trabalho de grande qualidade e profundidade.

Durante o mês de novembro demos corpo ao slogan: "conhecer para agir"!

Gerais

IMG 20191115 102720Numa parceria entre o Município de Ponte de Lima, através do Projeto School4All, a Associação Portuguesa de Surdos e os agrupamentos de escolas do concelho de Ponte de Lima, decorreu no dia 15 de novembro na Escola Básica António Feijó, uma ação de informação e sensibilização para a problemática da população surda e da Língua Gestual Portuguesa, cujo dia nacional se comemorava precisamente nesse dia.

A ação e as atividades práticas promovidas foram seguidas com muito interesse por parte de todos os alunos presentes.

Gerais

IMG 20191115 091149A Polícia de Segurança Pública, através da "Escola Segura", tem dinamizado ações junto dos alunos da Escola Básica António Feijó, direcionadas para a Prevenção Rodoviária, designadamente nos cuidados a ter no campo da segurança no percurso casa-escola e escola-casa.

A presença dos agentes da PSP e GNR e do programa "Escola Segura" tem constituído uma enorme mais-valia para as escolas e comunidades educativas do nosso agrupamento.

Gerais

Terra TremeRealizou-se hoje, dia 15 de novembro, pelas 11h15, em todas as escolas do Agrupamento António Feijó, o exercício nacional A TERRA TREME, uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que procura chamar a atenção e sensibilizar para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
Teve a duração de um minuto, durante o qual os participantes sexecutaram os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.
Na sequência do exercício foi também efetuado mais um exercício de evacuação das escolas, atividade que é realizada regularmente para operacionalizar os procedimentos a adotar em caso de emergência.
Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!