sexta-feira, dezembro 06, 2019
Siga-nos
Bibliotecas

As Bibliotecas do Agrupamento constituem uma estrutura funcional organizada em áreas adequadas às funções e objetivos relativos ao papel e missão da biblioteca e à execução dos objetivos e campos de ação definidos no Regulamento Interno do Agrupamento.

Em todos os níveis de ensino a Biblioteca apresenta-se como um importante elemento democratizador que contribui para a compensação educativa das desigualdades sociais, permitindo e ensinando o acesso à informação e à cultura. Desenvolvendo o gosto pela leitura os alunos aprendem a aprender, tornam-se autónomos e completam o seu desenvolvimento pessoal.

Com as novas tecnologias, nos dias de hoje mais do que nunca, torna-se necessário criar leitores polivalentes, que sejam capazes de descodificar e selecionar a informação seja qual for o suporte em que se encontre.

 A Biblioteca constitui um recurso básico do processo educativo: aprendizagens da literacia, desenvolvimento do gosto e prazer de ler, competências da informação e aprofundamento da cultura científica, artística e tecnológica.

O Agrupamento de Escolas de António Feijó assume a Biblioteca Escolar como estrutura pedagógica de pleno direito e como pólo dinamizador da escola, dando apoio à atividade pedagógica, desenvolvendo projetos/parcerias e apresentando-se como centro disseminador da informação, como serviço técnico pedagógico, promovendo a existência de dinâmicas e iniciativas no âmbito das atividades de apoio ao currículo formal, com vista a facilitar a existência de aprendizagens diversificadas; possibilitando o acesso a recursos documentais e tecnológicos complementares da sala de aula e a atividades que contribuam para a formação global do aluno em áreas como a literacia cientifica, educação ambiental, promoção da leitura e formação cultural.

Bibliotecas escolares do Agrupamento de escolas António Feijó:

E. B. António Feijó

E. B. Gandra

E. B. Ribeira

E. B. Ponte de Lima

E. B. Feitosa

E. B. Trovela

E. B. Rebordões Souto

Entrar ou Registar-se