quinta-feira, junho 04, 2020
Siga-nos

Projetos

Projetos

António Feijó foi homenageado publicamente na derradeira atividade que assinalou o Dia do Patrono, comemorações organizadas pelo Agrupamento de Escolas que tem o nome do poeta e diplomata. A cerimónia decorreu junto ao monumento ao poeta, contando com a presença do Presidente do Município de Ponte de Lima, Vereadores, Diretor do agrupamento, familiares do poeta alguns alunos e professores em representação da comunidade educativa.

As cerimónias, que respeitaram todas as regras impostas pela Direção Geral de Saúde, constaram das intervenções do Diretor do Agrupamento António Feijó, José António Silva, do Presidente do Município, Victor Mendes, de momentos de poesias, pelos alunos presentes e, finalmente, pela deposição de uma coroa de flores junto ao busto do poeta.

O Agrupamento António Feijó, durante uma semana, publicou diversos conteúdos e depoimentos de figuras limianas sobre a vida e obra do homenageado, assinalando desta forma os 161 anos do nascimento do maior vulto das letras nascido em Ponte de Lima. O Dia do Patrono foi, no corrente ano, assinalado de forma atípica, com recurso às redes sociais, na página Facebook da estrutura escolar, abandonando o modelo habitual que constava de exposições, sarau literário ou mesmo seminário, dedicado a uma personalidade incontornável na vida da escola e da comunidade.

O Agrupamento de Escolas António Feijó agradece publicamente o empenho do Município, de professores, alunos e muitas figuras da comunidade que se associaram a estas comemorações.

Projetos

Culminam na segunda-feira, dia 1 de junho as comemorações do Dia do Patrono, durante as quais o Agrupamento de Escolas António Feijó homenageou o seu patrono, uma grande figura das letras e da diplomacia portuguesa, nascido em Ponte de Lima há precisamente 161 anos.

Durante a pretérita semana, pela página do agrupamento no Facebook passaram alunos, professores e diversas personalidades da cultura local, abordando a vida e obra do poeta. Durante uma semana, em 27 publicações, Luís Dantas, Diva, Beatriz Silva, Mara Azevedo, Guilherme Pimenta, João Duarte, Diva Martins, Duarte Graça, Jéssica Pinto, Vasco Rodrigues, Filipa e Carolina alunos ou ex-alunos e João Carlos Velho, professor da Escola Básica António Feijó, declamaram poemas da autoria do seu patrono, o Diretor do Agrupamento, Presidente do Município, Dr. José Cândido Martins, Amândido Sousa Vieira, Cláudio Lima, Dr. João Pimenta, D. Maria José Feijó enviaram textos ou depoimentos gravados para publicação, sendo ainda recordados o Documentário produzido por alunos e professores da escola sede do agrupamento em 2019, uma banda desenhada da história dos "Carecas de Faldejães", da autoria de alunos do agrupamento e até um trabalho do Clube de Matemática sobre a métrica da poesia de Feijó.

Foi uma semana intensa e de forte divulgação da vida e obra de António Feijó, estando o agrupamento profundamente grato a todos os que deram o seu contributo para este momento, que é assinalado há vários anos com iniciativas diversas. No corrente ano, devido às condicionantes da Pandemia Covid-19, centraram-se nas redes sociais, terminando no dia 1 de junho, com a deposição de um ramo de flores no monumento ao poeta e diplomata, na avenida que tem o seu nome. Este gesto simbólico, que contará com a presença do diretor do agrupamento, de alunos, professores e individualidades locais, terá lugar às 11h00.

Projetos

Dando sequência aos espaços formativos que já foram levados a cabo, designadamente subordinados às ferramentas TEAMS e ESCOLA VIRTUAL, a equipa Educação a Distância do Agrupamento de Escolas António Feijó vai promover mais um espaço de formação, sobre as ferramentas do Microsoft 365. desta feita abordando o software FORMS.

A sessão será orientada pelo colega da equipa E@D, Rui Carvalho e terá lugar na próxima quinta-feira, dia 7 de maio, entre as 17h00 e as 18h30.

Projetos

A Direção Geral de Educação - DGE, publicou na sua página eletrónica dededicada ao ensino a distância - "#EstudoEmCasa", material didático da disciplina de Matemática, produzido e utilizado no nosso Agrupamento, cuja autora é a docente de Matemática Luciana Brito. O rfecurso foi elaborado com base no software Geogebra,

A informação pode ser consultada aqui.

Projetos

Foi já divulgado o calendário semanal do #EstudoEmCasa, emissão televisiva a partir do Canal Memória para alunos do Ensino Básico (1.º ao 9.º ano de escolaridade). A atividade à distância dos docentes terá em conta este recurso, que será complementar ao trabalho que irão realizar com os alunos.

A atividade dos docentes arrancará no próximo dia 14, enquanto as emissões televisivas arrancarão apenas no dia 20 de abril, solicitando-se aos encarregados de educação e alunos todo o empenho no acompanhamento dos conteúdos televisivos e articulação com os respetivos docentes.

Para a Educação Pré-Escolar também serão emitidops diversos conteúdos, a partir da RTP2, nos horários que também divulgamos.

O Canal Memória pode ser acedido através da TDT-Televisão Digital Terrestre (Posição 7), em canal aberto. No cabo, está disponível nos seguintes operadores/canais:

• MEO – posição 100
• NOS – posição 19
• Vodafone – posição 17
• Nowo – posição 13
https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia on demand e módulos individualizados)
• Será ainda disponibilizada uma App com todos os conteúdos do #EstudoEmCasa.

Todos os documentos relativos ``a estratégia nacional e do agrupamento para o ensino à distância podem ser consultados aqui.

Esta é mais uma etapa de uma nova realidade que constitui um enorme desafio para todos mas que, com a colaboração e empenho de toda a comunidade educativa, será ultrapassado.

Entrar ou Registar-se