domingo, abril 18, 2021
Siga-nos
Dia da Proteção Civil

Ontem, dia 1 de março comemorou-se o Dia da Proteção Civil, instituído a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC), e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna (Despacho n.º 6915/2008).
Em Portugal e no mundo, a efeméride visa chamar a atenção dos cidadãos e das sociedades para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental face à ocorrência de acidentes graves ou catástrofes; prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes, próprias das sociedades mais desenvolvidas.

De acordo com a Organização Internacional de Proteção Civil, o tema do Dia Internacional da Proteção Civil de 2020 é o seguinte: “Civil Defence and First Aider in every Home”.
O tema vem sublinhar o papel fundamental que um cidadão bem preparado desempenha em caso de emergência ou ocorrência de catástrofe, destacando o papel ativo que os cidadãos podem e devem ter na sua proteção e na segurança coletiva.
A proteção civil é um sistema de múltiplos agentes, valências e instrumentos de atuação. Um cidadão consciente dos riscos e dos contributos que pode dar para os evitar ou para atenuar as suas consequências é, por princípio, um agente ativo de proteção civil, desempenhando um papel fundamental no sistema.

No próximo dia 4 de março a ANEPC / CDOS de Viana do Castelo assinalará esta comemoração com uma Exposição de Meios de Agentes de Proteção Civil, na Praça da República em Ponte da Barca, das 9h às 17h, onde contamos com a visita de todos.

No Agrupamento de Escolas António Feijó está em funcionamento o Clube de Proteção Civil, que leva a cabo várias iniciativas durante o ano, designadamente disseminando informação importante junto da comunidade escolar e organizando simulacros e exercícios de evacuação.
TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

Entrar ou Registar-se