sexta-feira, fevereiro 26, 2021
Siga-nos
António Feijó nasceu há 161 anos!

Culminam na segunda-feira, dia 1 de junho as comemorações do Dia do Patrono, durante as quais o Agrupamento de Escolas António Feijó homenageou o seu patrono, uma grande figura das letras e da diplomacia portuguesa, nascido em Ponte de Lima há precisamente 161 anos.

Durante a pretérita semana, pela página do agrupamento no Facebook passaram alunos, professores e diversas personalidades da cultura local, abordando a vida e obra do poeta. Durante uma semana, em 27 publicações, Luís Dantas, Diva, Beatriz Silva, Mara Azevedo, Guilherme Pimenta, João Duarte, Diva Martins, Duarte Graça, Jéssica Pinto, Vasco Rodrigues, Filipa e Carolina alunos ou ex-alunos e João Carlos Velho, professor da Escola Básica António Feijó, declamaram poemas da autoria do seu patrono, o Diretor do Agrupamento, Presidente do Município, Dr. José Cândido Martins, Amândido Sousa Vieira, Cláudio Lima, Dr. João Pimenta, D. Maria José Feijó enviaram textos ou depoimentos gravados para publicação, sendo ainda recordados o Documentário produzido por alunos e professores da escola sede do agrupamento em 2019, uma banda desenhada da história dos "Carecas de Faldejães", da autoria de alunos do agrupamento e até um trabalho do Clube de Matemática sobre a métrica da poesia de Feijó.

Foi uma semana intensa e de forte divulgação da vida e obra de António Feijó, estando o agrupamento profundamente grato a todos os que deram o seu contributo para este momento, que é assinalado há vários anos com iniciativas diversas. No corrente ano, devido às condicionantes da Pandemia Covid-19, centraram-se nas redes sociais, terminando no dia 1 de junho, com a deposição de um ramo de flores no monumento ao poeta e diplomata, na avenida que tem o seu nome. Este gesto simbólico, que contará com a presença do diretor do agrupamento, de alunos, professores e individualidades locais, terá lugar às 11h00.

Entrar ou Registar-se