quinta-feira, dezembro 03, 2020
Siga-nos
PROJETO MAIA: PROJETO DE MONITORIZAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E INVESTIGAÇÃO EM AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

O Projeto MAIA constitui-se como um esforço concertado a nível nacional no sentido de se iniciar um processo deliberado e pensado que, em colaboração com os Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE), com as direções dos Agrupamentos de Escolas e com os Docentes, crie condições para que a avaliação pedagógica seja integrada nos processos de desenvolvimento curricular e, desse modo, se articule com o ensino e com a aprendizagem.
O propósito fundamental do Projeto MAIA é contribuir para melhorar os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação pedagógica e, desta forma, desenvolver as ações que se impõem para que os alunos aprendam mais e melhor, com mais compreensão e com mais profundidade.
Toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas António Feijó é chamada a encarar a avaliação como um poderoso processo pedagógico, cujo propósito primordial é o de ajudar os alunos a aprender, mas também ajudar os professores a ensinar. É necessário compreender que avaliar não é classificar, ainda que nos possa ajudar a fazê-lo com rigor, com sentido ético e com justiça. A avaliação deve ser entendida como um processo deliberado, sistemático e contextualizado de recolha de informação que permite compreender o que os alunos sabem e são capazes de fazer em cada momento.
Tendo presentes estes princípios de mudança, o projeto MAIA do nosso Agrupamento teve início com a participação de um grupo de docentes numa Oficina de Formação, dinamizada pelo CFAE, no ano letivo anterior, que culminou com a elaboração de um Projeto de Intervenção que será implementado, no decorrer deste ano letivo, em sete turmas do 3.º ano de escolaridade, nas disciplinas de Português, Estudo do Meio e Cidadania e Desenvolvimento, em duas turmas do 9.º ano de escolaridade da Escola Básica António Feijó, nas disciplinas de Português, História, Geografia e Cidadania e Desenvolvimento e na prática avaliativa de todos os docentes envolvidos na formação.

Entrar ou Registar-se