terça-feira, janeiro 19, 2021
Siga-nos
Horta Biológica com Arte!

O projeto da horta biológica foi idealizado e iniciado em 2018, no âmbito do módulo Homem e Ambiente leccionado na Turma PIEF, medida socioeducativa e formativa de inclusão, de caráter temporário e excecional, a aplicar a jovens dos 15 aos 18 anos que se encontram em risco e/ou perigo de exclusão escolar e social depois de esgotadas todas as outras medidas de integração escolar. Visa favorecer o cumprimento da escolaridade obrigatória e a promoção social conferindo uma habilitação escolar de 2º e/ ou 3º ciclo.”
Os problemas do solo e as possíveis soluções para os mesmos, entre elas a Agricultura Sustentável, fazem parte dos conteúdos abordados no referido módulo o que nos levou a colocar em prática os conhecimentos adquiridos.


Com o contributo da Direção do Agrupamento de Escolas, desde logo na cedência do espaço escolhido, iniciámos o nosso projeto. Numa primeira fase foi necessário derrubar algumas árvores (salienta-se que não se tratava de espécies autóctones), e preparar o terreno para a posterior sementeira/plantação. Nesta fase iniciámos também a página de Facebook da turma, forma de divulgação das actividades desenvolvidas.
Para iniciar o projecto tivemos o contributo importante da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima na preparação do terreno (lavra), e na cedência do adubo natural.

Na segunda fase do projecto (ano letivo 2019/2020), no âmbito do projeto, Ciência Viva, a nossa horta foi inserida nas actividades anuais do mesmo, tendo-se desenvolvido atividades complementares, designando-se o novo projeto de HortArt, Horta com Arte. Até março desse ano letivo tivemos o contributo da instituição NovaMente, com a qual foi realizado um protocolo para o projecto.

Entrar ou Registar-se