domingo, abril 18, 2021

Gerais

Como a magia da Páscoa é a verdadeira representação da felicidade, todos os meninos e meninas da Escola da Gandra, trabalharam “arduamente” para a engalanar com trabalhos alusivos a esta época festiva.

Que esta Páscoa seja um momento de ressurreição de tudo o que há de melhor em cada um de nós e que o Amor esteja presente no coração de todos.

O Agrupamento de escolas António Feijó, comungando das palavras e do sentimento expresso pelos colegas da EB da Gandra, deseja a toda a Comunidade Educativa uma Feliz Páscoa!

Gerais

No âmbito da celebração do DIA INTERNACIONAL DA FRANCOFONIA, os alunos que se dedicam com entusiasmo ao estudo da língua e cultura francesa, uma mais-valia para o seu presente e futuro, vão partilhar com a comunidade algumas leituras de obras de escritores franceses. Sigam a nossa página! Talvez reconheçam as vozes, os textos, os escritores!...

Gerais

O SPO - Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas António Feijó publicou um novo documento, com orientações para a comunidade educativa, nestes tempos difíceis de confinamento e ensino a distância. Desta feita, o tema é "Como Manter a Saúde Mental".

A situação de confinamento prolongado que vivemos no momento, pode, por vezes, originar sentimentos de medo, ansiedade ou até mesmo gerar alguns pensamentos negativos, quer nas crianças e jovens, quer mesmo nos adultos. No sentido de ajudar na superação desses momentos, o Gabinete de Psicologia do Agrupamento de Escolas António Feijó, produziu mais um folheto informativo, dirigidos aos jovens, mas também aos adultos, com algumas pistas sobre como lidar com momentos de stress e ansiedade.

O ducumento pode ser acedido a partir da seguinte ligação:

Como Manter a Saúde Mental

Gerais

O Dia Internacional do Pi é comemorado anualmente no dia 14 de março. Esta atividade, que integra o Plano de Atividades do Agrupamento, é este ano assinalada em confinamento.

Mais uma vez, este ano letivo, os professores de Matemática do 3º ciclo promoveram a comemoração do Dia Internacional do Pi, convidando os seus alunos a participarem, desenvolvendo várias atividades alusivas a este número. Assim, foram recolhidos alguns trabalhos, em suporte digital e eleitos três que apresentaram uma maior criatividade, dedicação, originalidade e brio e que agora damos a conhecer à comunidade.

Explicado de forma simples, o pi é um número. Representa-se pela letra grega π e serve para designar a razão entre o comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro. Esse valor é sempre igual, independentemente do tamanho da circunferência!

A escolha da data para o Dia do Pi prende-se com o facto da notação  das datas, em alguns países, ser MM/DD e não DD/MM. Assim, a notação do dia 14 de março é 3/14, a aproximação mais conhecida de Pi (3,141592653589793238462643383...).”

Gerais

Uma belo pretexto para a despedida do Inverno chegou da escola Básica de Gandra, com um pequeno texto que constitui também uma ode de boas vindas à primavera, com todo o significado que pode ter nestes tempos sobrios que estamos a viver.

Neve? Frio? Geada?

É inverno!

E durante esta estação, que está quase, quase a acabar, a nossa linda escola esteve assim decorada com a arte e empenho de todos os meninos e meninas que estudam e são felizes neste espaço.

Se não tivéssemos inverno, a primavera não seria tão desejada.