quinta-feira, junho 04, 2020
Comunicação à Comunidade Educativa
A pandemia da Covid-19 desafiou o Sistema Educativo e, consequentemente, a nossa escola, no sentido de se reinventar e reorganizar. Apesar da distância e do confinamento, hoje, mais do que nunca, são tempos de proximidade, cooperação e partilha.
No Agrupamento de Escolas António Feijó, acreditamos que com responsabilidade, dedicação, sentido do dever, serenidade, solidariedade, pensamento positivo e competência poderemos transformar este momento difícil numa enorme oportunidade para desbravarmos novos caminhos tendo sempre em mente o sucesso dos nossos alunos.
Apesar das limitações existentes, tudo faremos para não deixar nenhum aluno para trás. Este é o nosso compromisso. Para tal, apelamos ao envolvimento de toda a comunidade escolar!
Ainda que de formas diferentes, vamos, a partir desta semana, encontrar soluções para chegar a todos.
Na sequência da decisão do Conselho de Ministros, informamos a comunidade educativa do seguinte:
3.º Período
  • O 3.º período começa hoje, 14 de abril, sem atividades presenciais, continuando em vigor a modalidade de ensino à distância, tal como nas últimas duas semanas do segundo período.
  • A partir do dia 17 de abril será comunicado, através do diretor de turma/professor titular, a todos os Encarregados de Educação o plano de trabalho que cada turma terá ao longo da semana seguinte. Que será atualizado todas as semanas.
  • Vai haver avaliação sumativa no 3.º período. Pelo que, a todos os alunos, será atribuída uma classificação (nota) no final do ano. Naturalmente, atenderá ao conhecimento que o professor tem do trabalho realizado por cada aluno ao longo do ano e às aprendizagens desenvolvidas, tendo em conta as circunstâncias específicas de realização do 3.º período. Os alunos e encarregados de educação deverão estar atentos à informação que lhes vai ser transmitida por educadoras/professores titulares e diretores de turma para, responsavelmente, continuarem a desenvolver o percurso escolar iniciado em setembro de 2019.
Situações específicas:
  • No Ensino Básico, as aulas terão lugar em regime não presencial até ao final do ano letivo. Para complementar o ensino à distância por meios digitais, haverá módulos de ensino/aprendizagem através da televisão, utilizando o canal da RTP Memória, disponível na TDT, por cabo e por satélite. A emissão do #EstudoEmCasa, nome atribuído a este conjunto de conteúdos pedagógicos temáticos, arranca na segunda-feira, 20 de abril.
  • Não se realizarão Provas de Aferição nem a Prova Final do 9.º ano de escolaridade.
  • A Escola Básica António Feijó é o único estabelecimento do agrupamento aberto. Funciona todos os dias, entre as 09:00 e as 17:30 horas. O acesso às instalações está condicionado ao cumprimento das mais elementares regras de respeito pela saúde pública, privilegiando-se o contacto telefónico (258 90 90 70) ou correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
Quando todos regressarmos à escola, regressaremos seguramente diferentes e mais enriquecidos com esta enorme experiência de vida.

Obrigado pelo empenho dos docentes, alunos, encarregados de educação, associações de pais, Município, freguesias e a todos aqueles que trabalham para que seja possível levar a cabo este enorme desafio.
O Diretor
José António Fernandes da Silva