quinta-feira, janeiro 21, 2021
No Ensino a Distância nunca estivemos sós...

Em condições normais, hoje terminaria o ano-letivo para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico. Pouco mais de uma semana depois, terminariua o 1.º Ciclo e a Educação Pré-escolar. Também hoje, teria lugar o Arraial do nosso Agrupamento. A Pandemia alterou todos os nossos planos e, inclusivamente, prolongou o ano letivo. O ensino presencial deu lugarv ao Ensino a Distância.

O Ensino a Distância foi implementado logo após o encerramento das escolas, devido à Pandemia Covid-19, primeiro com o objetivo de manter o contacto com todos os alunos e encarregados de educação e, após a interrupção letiva da Páscoa, de uma forma estruturada pelo Plano E@D do agrupamento (pode ser consultado na área de documentos desta página eletrónica), mentendo sempre como grande prioridade a necessidade de manter ligados os alunos com os respetivos professores.

O trabalho realizado tem sido árduo mas profíquo. Certamente os alunos, que esperamos rever em setembro, serão bem diferentes dos que deixaram de frequentar o espoaço escolar em março. Da mesma forma, os docentes também serão diferentes, devido ao enorme esforço que realizaram para se adaptarem a esta nova realidade. Estamos ansiosos pelo reencontro!

Contudo, não fizemos esta caminhada sozinhos. Tivemos a nosso lado parceiros que permitiram ultrapassar problemas e barreiras que foram surgindo no nosso caminho. Já aqui agradecemos o papel das Juntas de Freguesia da área pedagógica do agrupamento, para que os documentos e atividades chegassem com a maior brevidade possível e eficácia aos alunos. Também a empresa Arrobabit teve um papel importantíssimo, pois permitiu que dezenas de computadores que estavam inoperacionais, voltassem a ser úteis. Associações de Pais estiveram no terreno, com especial realce para a Associação de Pais do Centro Educativo de Gandra. Os pais e os professores tiveram papel preponderante e insubstituível.

Talvez nunca a comunidade educativa tivesse o significado que teve nesta crise, um enorme problema transformado numa oportunidade para todos crescermos e evoluirmos, numa perpstiva transformadora da educação.

Obrigado!