domingo, abril 18, 2021
REGRESSO ÀS ATIVIDADES LETIVAS PRESENCIAIS DOS ALUNOS DO 2.º E 3.º CICLO

Caros Pais e Encarregados de Educação:

Na próxima segunda-feira, dia 05 de abril, os alunos do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico regressam à escola. Trata-se de um momento importante, ansiado por todos, na certeza que é no modelo presencial que as crianças e os alunos melhor desenvolvem as suas aprendizagens e competências sociais.

No entanto, continua a ser fundamental entender que a Pandemia ainda não acabou, sendo muito importante manter, ou mesmo incrementar, todas as medidas que possam minimizar os riscos de infeção.

Nas escolas do Agrupamento António Feijó continuarão a ser implementados os procedimentos definidos no Plano de Contingência, designadamente medidas que promovam o distanciamento social, a deslocação através de circuitos pré-definidos, a higienização das mãos e a utilização de máscara protetora.

Assim, solicitamos a vossa melhor atenção para o seguinte

1. a) Caso seja detetado algum sintoma (febre, tosse seca, dores no corpo, cansaço generalizado, dificuldades respiratórias, perda do olfato ou paladar)  nos alunos, pais, irmãos ou outros familiares, que residam na mesma casa ou em casas que visitam habitualmente, devem ser imediatamente tomadas medidas preventivas, designadamente o isolamento voluntário, contactando a Linha SNS 24 e informando a escola desse facto.
  2. b) Se o caso suspeito for o aluno, este não deve ir à escola, devendo também evitar outros contactos, até que a situação esteja completamente esclarecida. O Diretor de Turma deve ser imediatamente informado.
  3. c) c) Se for conhecido um caso positivo em familiar que conviva com o alunoou em pessoas com quem exista contacto regular, deve ser promovida a comunicação com a Linha SNS24 e manter o seu isolamento até que a situação esteja devidamente esclarecida. O diretor de turma dever ser imediatamente informado.

Lembramos que a prevenção é essencial para evitar o contágio e para manter as atividades letivas e laborais em pleno funcionamento. O distanciamento social, o uso permanente de máscara (obrigatória nos 2.º e 3.º ciclos e recomendada pelo Agrupamento no 1.º Ciclo), a desinfeção regular das mãos e a etiqueta respiratória, são gestos e obrigações que podem fazer a diferença.

Nota: A exemplo dos dois períodos lectivos anteriores, foram encomendados e serão distribuídos, a todos os alunos, gratuitamente, na primeira semana, novos conjuntos de 3 máscaras sociais/comunitárias de nível 2.

Colaborar com a Escola e com os pais e encarregados de educação dos outros alunos é colaborar com a sua comunidade, em nome da saúde de todos!

Ponte de Lima, 31 de março de 2021

O Diretor do Agrupamento