O Agrupamento Escolas António Feijó tem a funcionar desde o ano lectivo 2007/08 o Serviço de Psicologia e Orientação.
Psicóloga
Local do Gabinete
Piso 1 do Bloco Administrativo da Escola Básica António Feijó
Horário Atendimento
segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
FUNÇÕES DO PSICÓLOGO NA ESCOLA
- orientação escolar e profissional (OEP);
- apoio psicológico e psicopedagógico;
- apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade.
ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL
Um dos aspectos importantes no trajecto escolar de um adolescente prende-se com a definição da sua vida futura no âmbito profissional. O 9ºano de escolaridade assume-se como a primeira altura em que o jovem tem realmente de decidir qual a área predominante de estudo nos próximos anos de aprendizagem, tendo em conta o seu perfil e o seu objectivo de vida. Por esse motivo, aconselha-se que nesta altura o aluno frequente sessões de orientação vocacional, que o ajude a esclarecer dúvidas e a tomar uma decisão mais madura e consciente. Destinatários: alunos do 9ºano e/ou alunos em risco de abandono escolar
Sessões: colectivas e/ou individuais
Actividades relacionadas com OEP: Feira das Profissões; Visitas de Exploração Vocacional; Apoio nas matrículas; sessão de esclarecimento dirigida aos Directores de Turma, Pais e Encarregados de Educação.
APOIO PSICOLÓGICO E PSICOPEDAGÓGICO
- Avaliação psicológica;
- Colaboração na elaboração dos RTP's – Relatório Técnico Pedagógico;
- Consulta psicológica/psicopedagógica individual e/ou em grupo;
- Promover o apoio em alunos em risco psicossocial e educacional prevenindo o abandono escolar.
APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO INTERIOR DA ESCOLA E ENTRE ESTA E A COMUNIDADE
- Promover em conjunto com os professores e funcionários o desenvolvimento de estratégias favoráveis ao bem-estar psicossocial dos alunos e ao sucesso educativo;
- Colaboração com instituições da comunidade (Escolas Secundárias, Escolas Profissionais, Centros de Formação Profissional, Técnicos da CPCJ, Santa Casa da Misericórdia, Segurança Social).