terça-feira, maio 11, 2021
Siga-nos

Projetos

Projetos

O planeta está a aquecer! Os peixes morrem nos oceanos. Os ursos polares estão em perigo.

As áreas de maior biodiversidade e produtividade da Terra estão a diminuir a um ritmo alarmante, incompatível com a sustentabilidade do planeta. Recifes de coral lixiviados. Florestas tropicais degoladas. Seres vivos desalojados.

Os insetos polinizadores estão a desaparecer.

A nossa pegada ecológica é digna de um Gigante das histórias infantis.

Neste sentido, é urgente Proteger a Terra: cuidar da herança para e com os nossos filhos! 

É urgente Proteger a Terra: cuidar da herança para os nossos filhos - a sessão terá início com uma reflexão conjunta sobre os principais problemas ambientais que o planeta enfrenta, suas origens e causas.

É urgente Proteger a Terra: cuidar da herança COM os nossos filhos - na segunda parte da sessão espera-se uma discussão em torno de boas práticas que podemos ter em família.

A sessão é já na próxima segunda-feira, dia 10 de maio, às 19h, e será dinamizada pela Doutora Joana Oliveira.

Nota biográfica da formadora:

Joana Oliveira é licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Mestre em Ciências do Ambiente e Doutorada em Ciências pela Universidade do Minho. Fez o seu Pós-doutoramento em Educação Ambiental e para a Sustentabilidade.

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), onde coordena o Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB e o Programa Eco-Escolas. Investigadora do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP).

Formadora no âmbito da formação contínua de professores tendo dinamizado sessões teórico-práticas em Portugal, Guiné-Bissau e Timor Leste.

As suas áreas de investigação estão relacionadas com o Desenvolvimento Profissional de Professores, Educação Ambiental, Educação para a Cidadania Global, Educação fora de portas e Património Natural.

Projetos

O Grupo de Professores de Português do 3.º CEB promoveu um concurso de caligrafia destinado aos seus alunos.

Eis os premiados:

Primeiro lugar: Matilde Matos Bezerra 9.ºD

Segundo lugar (ex-aequo): Rafael Soares Neiva 9.ºG

Segundo lugar (ex-aequo): Mariana Gomes Vaz 8.ºE

 

Destaca-se ainda a excelente participação dos alunos do CAA:

Carla Sofia Araújo Piereira 9.ºE

Manuel Maria Viera Malheiro 7.ºB

 

Muitos parabéns a tantos alunos que têm excelente caligrafia.

 

Mais informações:

https://sway.office.com/m6kwFafLbAWZ5SvU?ref=email

 

Projetos

Foi recentemente publicada a obra de literatura infanto-juvenil "Uma Aventura no estádio", da coleção "Uma Aventura", da autoria de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, onde se encontram publicados os trabalhos vencedores de 2020 do Prémio "Uma Aventura Literária", nas diferentes modalidades, incluindo o da aluna e escola vencedora do 1º prémio na modalidade de Texto Original, Ana Luísa Gonçalves da escola Básica António Feijó.

Uma leitura atenta e comprometida valerá, certamente, a pena...

Projetos

O Dia da Terra é comemorado a 22 de abril e destina-se a alertar a sociedade para a importância de preservar os recursos naturais do Planeta. Foi assinalado pela primeira vez há 51 anos e é atualmente celebrado em mais de 190 países.

Para assinalar esta efeméride foi proposta a seguinte atividade:

Fotografa um elemento da natureza com que te identifiques;

Cria um slogan para essa fotografia;

Publica no canal de Ciências Naturais, no TEAMS.

Projetos

Todos sabemos que a alimentação é um determinante-chave da saúde em todas as fases da vida. Mas será que nos alimentamos adequadamente e que somos os melhores modelos para as crianças quanto a estes hábitos? Como podemos, de uma forma simples e prática, proporcionar a melhor nutrição às nossas crianças e assim contribuir para que atinjam o seu potencial pleno? 

Estas e outras questões afins estarão sob análise na sessão 9 da nossa Escola de Pais, “Saúde à mesa e na lancheira”, que irá ser dinamizada online no próximo dia 12 de abril de 2021, às 19h, pela Doutora Raquel Leitão.

 

Nota biográfica da Formadora:

Raquel Leitão é nutricionista docente, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, mestre em Controlo de Qualidade na especialidade “Água e Alimentos” pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, e doutorada em Estudos da Criança, especialidade de Saúde Infantil, pela Universidade do Minho. Exerce a sua atividade profissional como Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em várias das suas escolas, sendo responsável pela lecionação na área da Nutrição Humana e ciências afins. É membro da Ordem dos Nutricionistas e do Centro de Investigação em Estudos da Criança.  Foi Coordenadora do CTeSP de Intervenção Educativa em Creche (2015-2018) e do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar (2018-2020) na Escola Superior de Educação do IPVC.

Entrar ou Registar-se