segunda-feira, maio 10, 2021
Siga-nos

Gerais

Gerais

O Programa Escola Digital foca-se em quatro pilares (equipamentos, conectividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade. O Programa inicia-se com a atribuição, aos alunos do escalão A, B e C, que frequentam o ensino básico, de acordo com as prioridades definidas, de 2 kits: o kit do computador e o kit da conetividade. Os kits são compostos por um computador portátil (de características distintas consoante o nível de escolaridade), auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot de internet e um cartão SIM para ligação à rede móvel.

A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) é a entidade responsável pelo fornecimento dos equipamentos aos Agrupamentos de Escolas que, por sua vez, ficam encarregues de ceder aos alunos o direito de utilização temporária e gratuita de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, no âmbito da execução da medida «Universalização da Escola Digital», na qualidade de comodatários.

Todo este processo requer a entrega do equipamento na escola sede do Agrupamento, após a assinatura de um Acordo de Cooperação sobre a utilização de equipamentos informáticos entre o Agrupamento e o SGEC, bem como a assinatura de um Auto de Entrega pelo Encarregado de Educação do aluno a quem foi cedido o kit. Todos os equipamentos são entregues a título de empréstimo que termina no final de cada ciclo de estudos (1.º ciclo – devolução do equipamento no final do 4.º ano; 2.º/3.º ciclos – devolução do equipamento no final do 9.º ano) ou caso se verifique a transferência de agrupamento por parte do aluno. A devolução dos Kits será feita sempre que os alunos e os respetivos Encarregados de Educação sejam informados para o efeito. 

As tipologias dos computadores estão definidas consoante o nível de ensino, nomeadamente: o Tipo I: 1º ciclo do ensino básico; o Tipo II: 2º e 3º ciclos do ensino básico.

Todas as questões relacionadas com este programa deverão ser direcionadas para o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Todos os assuntos relacionados com atualizações, instalação de softwares (pedidos pelos professores), e situações de reconfigurações do sistema devem ser solicitados para o email acima mencionado. 

Aquando da entrega dos Kits aos Encarregados de Educação serão dadas todas as informações de utilização, assim como, a obrigatoriedade de este ser usado sempre que o professor o solicite. Também o Hotspot (internet) deverá ser utilizado exclusivamente na atividade escolar, inclusivamente, na sala de aula presencial.

Os alunos não podem emprestar o equipamento e, em caso de roubo ou extravio, o Encarregado de Educação deverá fazer o auto de ocorrência imediatamente junto das entidades competentes e dos serviços administrativos do nosso Agrupamento.

Caso se verifique o uso abusivo ou incorreto do equipamento este pode ser retirado ao aluno.

 

DOCUMENTOS:

Informação sobre o Programa "ESCOLA DIGITAL"

Minuta do Auto de Entrega

Declaração Representante

Gerais
O #EstudoEmCasa tem emissão especial, hoje dia 5 de maio, para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Todos os 30 blocos pedagógicos temáticos do dia, do ensino básico e do ensino secundário, serão dedicados à data, proclamada pela UNESCO em 2019.
Esta iniciativa da DGE tem um grande significado para o Agrupamento de Escolas António Feijó, pois da emissão constarão aparições limianas nas aulas de matemática dos 1° e 4° anos, com os alunos das professoras Marisa Alpuim e Marta Moreno, e na aula de EF do 1° ciclo, com alunos da professora Cláudia Marinho. 
Sob o grande lema "Liberdade da Língua Portuguesa como identidade nacional e internacional, através da escrita, da música, da arte, da cultura, da ciência, do desporto, da economia, e de outras formas de expressão", serão mais de 7 horas de emissão do #EstudoEmCasa na RTP Memória, no caso do ensino básico, o mesmo acontecendo com os conteúdos do ensino secundário, disponíveis nas posições 8 (posição 9 nos Açores e na Madeira) da TDT e 444 das operadoras por cabo.
Com convidados especiais em estúdio, de diferentes áreas – músicos, apresentadores, militares, escritores, desportistas, académicos, etc. - serão ainda transmitidos diálogos e webinars com escolas do território nacional, com algumas das Escolas Portuguesas no Estrangeiro ou com escolas de países com forte presença de comunidades portuguesas.
Assim, personalidades como José Luís Peixoto, Isabel Alçada, Catarina Furtado, Dino d’Santiago, Emanuel Silva e Fernando Pimenta, Jorge Pina, entre outros, bem como escolas, alunos e professores de todo o mundo – Ponte de Lima (Agrupamento de Escolaas António Feijó), Rio Maior, Alpiarça, Timor, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Brasil, Angola, Moçambique, Suíça, Alemanha, Espanha ou Irlanda - associam-se ao Dia Mundial da Língua Portuguesa através do #EstudoEmCasa.
Deste modo, todos os blocos pedagógicos temáticos assinalam e celebram a Língua e a Cultura, da ciência à arte, passando pela história, economia, filosofia, línguas, oceanos e cidadãos. Destaque para a aula de Educação Física do 1.º ciclo (com transmissão na RTP Memória às 10h00), em que foi organizada uma coreografia feita em diferentes escolas do território nacional e da CPLP, bem como para a de Educação Artística dos 2.º e 3.º ciclos (com transmissão na RTP Memória às 12h30), em que os músicos Pedro Pereira e Ana Teresa Mateus compuseram uma música original para o #EstudoEmCasa.
 
Gerais

Decorreu no passado dia 28 de Abril a 2.ª Eliminatória das XXXIX Olimpíadas Portuguesas de Matemática na Escola Básica António Feijó. Estavam selecionados para a prova os alunos João Monteiro do 7º C na categoria Júnior e Diogo Cerqueira do 9ºB na Categoria A.

Parabéns pela participação e resultados obtidos.

Gerais

ALTO MINHO EDUCA CARE 2021  ARRANCA já no próximo fim de semana, 8, 9 e 10 de Maio. 2 Ações de Curta Duração (cada uma de seis horas)  incluídas. Consulta Programa e inscreve-te nas ações em que é obrigatório ou assiste gratuitamente às de frequência livre. Podes assistir na plataforma do Cenfipe, no site do evento ou no canal de you tube do CENFIPE (no próprio dia).

Se queres voar tens de libertar-te do que te pesa…

Observa a Natureza…

A energia, o movimento, a mudança, o EQUILÍBRIO…

O bem-estar é mais do que a ausência de doença…

É a harmonia entre o corpo e a mente…

É uma voz que não usa palavras…

ESCUTA-A !

Faz uma pausa…

RESPIRA !

É um enorme orgulho para o CENFIPE, para a CIM ALTO MINHO, para as Autarquias que colaboram nesta iniciativa proporcionar a Docentes, Pais e Encarregados de Educação e Comunidade educativa em geral, um programa tão rico, com pessoas tão interessantes de diferentes áreas, em que vamos falar de inquietações, do impacto da pandemia nas relações sociais, na saúde mental dos cidadãos, na educação, na economia…falar de medo mas também de resiliência e de esperança…

Queremos proporcionar um programa holístico em que o convite à reflexão, o cuidar, o mimar e o bem estar físico e emocional das pessoas estará presente com propostas que vão desde a educação, alimentação saudável e saúde ao exercício físico, à yoga, à respiração consciente e à espiritualidade.

Talks inspiradoras, Workshops, ShowCookings, caminhadas de relaxamento e alinhamento da postura corporal fazem parte da essência deste evento.   Em formato online e presencial, de 8 de Maio a 26 de Julho de 2021.

ALTO MINHO EDUCA CARE 

A CUIDAR DE TI !

INSCREVE-TE (gratuito)

Sites oficiais do evento

https://educacare.cenfipe.edu.pt/

www.cenfipe.edu.pt

Uma organização CENFIPE

Promotor CIM ALTOMINHO

FORMAÇÃO CONTÍNUA ACREDITADA/ESPECIAL DOCENTES - AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO – 6 horas

É obrigatória a Inscrição/participação nos três momentos (dias 8, 9 e 10 de Maio) que integram a programação geral.

Gerais

O dia 1 de Maio é chamado o Dia das Maias ou, como se diz por cá, dos Maios. A tradição de enfeitar as janelas com giestas amarelas na noite de 30 de Abril para 1 de Maio é muito comum, sobretudo em meios rurais. É uma tradição antiga, ligada à primavera e aos rituais da agricultura, que Ponte de Lima continua a privilegiar, através do empenho de várias instituições, entre as quais as escolas. Os estabelecimentos do Agrupamento de Escolas António Feijó continuam, em 2021, a marcar presença

Manda a tradição que na noite de 30 de abril para 1 de maio as pessoas enfeitem as portas, janelas e outros locais com flores e giestas amarelas. Os nossos antepassados já faziam isto para assinalar o fim do Inverno e para pedir proteção e fertilidade para a terra.

Entrar ou Registar-se