sexta-feira, dezembro 06, 2019
Siga-nos

Biblioteca

Biblioteca

Natal2

Já cheira a Natal na Biblioteca escolar da Escola Básica António Feijó, com a dinamização de diversas atividades alusivas a este importante momento do ano.

Em novembro, arrancaram diversas ações, designadamente a "Mostra Literária", com títulos alusivos ao Natal, e, no âmbito da Biblioteca à La Carte, "O Natal dos Livros". O passatempo "Onde Mora O Natal" está no terreno desde 20 de novembro.

Dinamizado pelo Grupo de Francês, decorre no dia 10 de dezembro o "Marché de Noël". Dois dias depois, a 12 de novembro, a biblioteca terá a visita da escritora Teresa Macedo, que apresentará a sua obra "Fragmentos de Natal".

Motivos de interesse e muita anuimação não faltam, justificando uma visita à Biblioteca! 

Biblioteca

IMG 20191122 212813Os jovens autores das escolas básicas António Feijó, Feitosa, Ponte de Lima, Ribeira e Trovela apresentaram publicamente, na sexta-feira 22 de novembro, os textos que integraram o Tomo 11 do projeto da Ajudaris, iniciativa na qual as escolas do agrupamento se envolvem ativamente há vários anos.

Os alunos apresentaram, perante a Presidente da Associação Ajudaris, do Vereador da Educação do Município de Ponte de Lima, do Diretor do Agrupamento e muitos pais, docentes e alunos, peças de teatro e apresentaram os diversos textos que integraram o tomo dedicado aos distritos de Viana do castelo, Braga, Vila real e Bragança, entre os quais os cinco textos oriundos do agrupamento António Feijó.

Foi mais uma noite de festa e de grande sensibilidade literária e ambiental, bem esxpressa no tema trabalhado que, atualmente, inquieta a nossa sensibilidade: a sustentabilidade.

Biblioteca

72920943 10206823206975679 2659126866996101120 n 1As comemorações do Mês internacional das Bibliotecas Escolares constituíram um grande momento de divulgação e promoção da leitura, num mês intenso do qual sobressai o envolvimento de TODOS.
Ao longo do mês foram postos em marcha os diferentes projetos / programas em curso no Agrupamento de escolas António Feijó: leitura orientada, leitura gratuita, leitura em articulação com a família, voluntários da leitura, e recebemos as visitas de uma delegação congénere colombiana e da escritora Isabel Zambujal (EPE e 1º CEB ), um dos pontos altos das comemorações MIBE. Na escola sede, foram levadas a efeito outras ações, designadamente formação de utilizadores para todos os alunos do 5.º ano e respetivos Diretores de Turma, formação para os docentes com horário na Biblioteca Escolar, e foi iniciado o programa deste ano letivo da "Biblioteca à la Carte", com a oficina de escrita "Casas de Provérbios".
Acreditamos que é com o envolvimento de todos que encontramos um verdadeiro sentido para a nossa missão enquanto escola. A dedicação e empenho de todos foram inexcedíveis, tendo contribuído para o sucesso das atividades e para que o nome do nosso agrupamento continue associado ao que de melhor se faz no país, no que às boas práticas diz respeito. Parabéns a todos!

Biblioteca

IMG 20191121 113021Na sexta-feira, dia 22 de novembro, pelas 21h00,no auditório Rio Lima, terá lugar a Festa de lançamento das "Histórias AJUDARIS’19" onde, além da apresentação da obra que integra cinco textos elaborados por turmas de cinco escolas do Agrupamento António Feijó, também incluirá a atuação de diversas turmas, num espaço de promoção da leitura, da escrita e da criatividade.

O tema definido para o ano 2019 foi "A SUSTENTABILIDADE". As histórias dos alunos das escolas básicas de Trovela, Feitosa, Ponte de Lima, Ribeira e António Feijó integram o Volume II, destinado aos distritos de Viana do castelo, Braga, Vila Real e Bragança. Do nosso distrito foram publicadas 16 histórias, das quais 7 são oriundas do concelho de Ponte de Lima, entre as quais as cinco do Agrupamento António Feijó, onde a educação literária assume uma importância central e orientadora de todo o processo educativo, baseada no trabalho das Bibliotecas Escolares em estreita colaboração com os docentes.
Os livros encontram-se à venda no estabelecimentos do agrupamento, revertendo a sua venda, integralmente, a favor das causas apoiadas pela Ajudaris (mais informações em www.ajudaris.org).Ajudaris

Biblioteca

P 20191031 102935A encerrar as comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, abrimos o menu Biblioteca à la Carte para 2019/ 2020.
Decorrente do tema aglutinador de projetos, Casas do Mundo, a atividade escolhida para encetar as ofertas deste programa, que já deu provas de sucesso no ano letivo anterior, foi Casas de Provérbios: uma oficina de escrita que tem por base um conjunto de provérbios sobre "A CASA".
Porque é mês de comemorações, juntamos as CASAS dos contos tradicionais ("escondidas" na galeria de contos que forra uma das paredes da BE da escola sede).
Em trabalho de pares, formados a partir da junção dos provérbios, os alunos foram desafiados a criar uma breve narrativa da qual deveria constar o sentido do provérbio, uma casa da galeria de contos e uma alusão à biblioteca.
Passados os primeiros momentos do drama da "folha em verde" :) e o desconhecimento do significado de alguns dos provérbios, uma dezena de narrativas começou a tomar forma...
Biblioteca um lugar ao sol
A Biblioteca dos Ursos
Uma história à luz das velas
Uma horta de Contos
...foram algumas das histórias nascidas nas casas de provérbios e habitadas pelas casas dos contos.
Nesta atividade privilegiamos o conteúdo, a originalidade, o inusitado, e não nos preocupamos tanto com a forma (ortografia e sintaxe...) o que ajuda a estimular o pensamento criativo e o espírito crítico dos alunos, fazendo sobressair o potencial criativo de cada um. O entusiasmo e o envolvimento são visíveis!
A atividade proporcionou a (re)visitação do imaginário dos contos tradicionais, e o contacto com estas pérolas de sabedoria popular que vão perdendo lugar nas casas de hoje...
Encerramos, deste modo, com chave de ouro, as comemorações do mês internacional das Bibliotecas Escolares, e encetamos um menu para degustar ao longo de todo o ano, sempre que cada docente entenda que a oferta pode constituir uma mais-valia para os seus alunos, e enriquecer o processo de construção de conhecimento.
Em novembro o menu Biblioteca à la Carte integra:
- Casas de Provérbios
- Banhos de Livros
- Oficinas de Direitos Humanos
- Campeões de Xadrez

Entrar ou Registar-se