Clube de Ciências

O Clube de Ciências iniciou-se no ano letivo 2019/2020, no âmbito da candidatura ao Programa Operacional Capital Humano, no eixo prioritário Qualidade e inovação no sistema de educação e formação, com as seguintes iniciativas: Charco Pedagógico, Horta Pedagógica, Monitorização do Rio Lima e Observação Astronómica.

Através do Clube de Ciências continuou-se a promover as iniciativas Charco Pedagógico e a Horta Pedagógica, as quais estão inseridas na Escola Sede do Agrupamento de Escolas António Feijó, pretendendo-se abranger as áreas científicas de Físico-Química e Ciências Naturais, envolvendo alunos do 2.º e 3º ciclos, assim como a divulgação à comunidade escolar/educativa, através de informações no blogue do Clube de Ciências.

Para o efeito, implementaram-se atividades no Clube de Ciências da Escola com o objetivo de:

– Adotar comportamentos inerentes ao trabalho em Ciência, como a curiosidade e a persistência;

– Cooperar com os outros em tarefas e projetos comuns;

– Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa;

– Executar atividades práticas individualmente ou em grupo, respeitando normas de segurança;

– Promover a construção do conhecimento científico;

– Compreender a importância da Ciência na resolução de problemas do quotidiano.

Durante este ano letivo realizaram-se atividades práticas/experimentais possibilitando que os alunos criassem estímulos positivos, desenvolvessem o espírito crítico e a curiosidade científica, além de adquirirem conceitos básicos desenvolvidos num contexto prático/laboratorial com foco nas regras de segurança.

Paralelamente, os alunos, sob a orientação da professora Angelina Veiga, trabalharam na Horta Pedagógica, proporcionando um contato direto com a natureza e estimulando uma aprendizagem ativa, consciência ecológica, habilidades motoras, criatividade, desenvolvimento emocional e responsabilidade. A horta tornou-se um espaço de descoberta e aprendizagem.

Através da monitorização do Charco Pedagógico, permitiu envolvê-los em atividades de exploração científica e pedagógica, observação da biodiversidade e sensibilizá-los para a importância desses habitats, contribuindo para a proteção do meio ambiente e a tomada de decisões para um futuro sustentável.

Durante o ano, foram realizadas três atividades denominadas “Intervalos Científicos” nos intervalos das 10h às 10h15, sendo elas “Visualização ao microscópio com recurso ao Easi-scope” em novembro, “Vulcão Químico” em abril e “Bolas de Sabão” em junho, oferecendo aos alunos a oportunidade de explorar diferentes áreas da Ciência de forma lúdica. Esses intervalos complementaram o currículo padrão e promoveram habilidades de pesquisa, pensamento crítico e resolução de problemas.

Página do Clube de Ciências: https://ccv.agvaf.edu.pt/