Balanço da Semana da Leitura 2023

Teve lugar no agrupamento, entre 24 e 28 de abril, a Semana da Leitura 2023. Decorrente do tema aglutinador de projetos e sob o mote “Com Bambi, no rasto do património popular português”, esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura contou com a visita do escritor Alexandre Parafita às escolas de Trovela, Rebordões Souto, Ribeira e António Feijó, e da escritora Maria da Conceição Vicente às escolas de Ponte de Lima, Gandra e Feitosa. A obra destes autores portugueses privilegia a recolha, preservação e reinterpretação do património popular e lendário português, tendo como pano de fundo zonas de montanha e floresta portuguesa, nomeadamente a Serra do Caramulo e a região transmontana. Tal facto permitiu um interessante cruzamento com as comemorações do centenário de “Bambi, uma vida nos bosques”, de Félix Salten, clássico da literatura infantojuvenil trabalhado no agrupamento, no âmbito da educação literária, no agrupamento. De um modo geral, foi notório o envolvimento de docentes e alunos na preparação da visita dos escritores, salientando-se, positivamente, a elaboração de questões indutoras de diálogos interpretativos sobre as obras dos autores, assim como de trabalhos expostos que tornaram visível o cruzamento da literatura portuguesa contemporânea com o clássico de Salten.