Nas Asas da Liberdade é o tema aglutinador de projetos para este terceiro ano de vigência do projeto educativo A minha Escola é o Mundo.
Este tema cruza premissas de iniciativas internacionais, que visam uma atuação ao nível de questões sociais, como a erradicação da pobreza e da fome, a igualdade de género, o trabalho digno e o crescimento económico, a redução das desigualdades (ODS 1, 2, 5, 8, 10), e de questões ecológicas, como a produção e o consumo sustentáveis e a proteção da vida terrestre (ODS 12 e 15), com os temas decorrentes das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, que assentam, em 2024, na questão da descolonização.
É à luz destas questões e das prioridades definidas pela RBE para o presente ano letivo que pautaremos a nossa ação nas Bibliotecas Escolares António Feijó.
Iteração e Consolidação são as prioridades RBE, prevendo-se agir sobre espaços físicos, espaços digitais, leitura & escrita, informação & média, cidadania e cultura.
Neste sentido, foram revistos os diferentes projetos da BE de modo a adequar a ação às prioridades superiormente definidas, ajustando-as também aos temas em desenvolvimento no nosso agrupamento.
Prevemos, assim, dar continuidade aos projetos:
Leitura em articulação com a família, que no presente ano se designará Livres para Ler, Livros para Ser (EPE e 1º CEB).
Da Cantiga de Roda ao Livro-Objeto, no âmbito da candidatura Leituras com a Biblioteca. No âmbito deste projeto, dinamizaremos uma nova formação docente (curso de 15h), que contará com convidados muito especiais, entre os quais Marco Taylor, Sandra Silva, Diana Martins e Susana Corvas, uma das ações que integrará o nosso plano de formação docente em contexto.
Educação Literária & Filosofia para Crianças e Jovens, projeto iniciado em 2021/2022 e reforçado em 2022/23, no âmbito da candidatura BE_Plan23. Continuaremos o projeto nos moldes do ano anterior /EPE, 1.º, 2.º e 3.º CEB).
Biblioteca à la Carte, prática que destacamos no ano letivo anterior no âmbito do projeto aLer+2027 (2.º e 3.º CEB),
Histórias da Ajudaris, que no presente ano terá como tema O Planeta.
Voluntários da Leitura, um projeto que continuará a contar com as nossas semeadoras de sonhos, a Marília Malheiro e a Susana Corvas, que apoiarão crianças nas EB de Rebordões Souto e Feitosa.
Pretendemos renovar e impulsionar outros projetos:
Serviço de Aconselhamento de Leituras (SAL), que manterá as duas vertentes (presencial e on-line), prevendo que se estenda presencialmente à BE da Feitosa.
No âmbito deste serviço, pretendemos introduzir a formação para pessoal não docente (AO) nomeadamente ao nível da Literatura Infantil e Mediação Leitora, um assunto ao qual, oportunamente, regressaremos.
Espaços CRIAR, em todas as BE do agrupamento, de modo a otimizarmos e tornarmos as BE lugares cada vez mais dinâmicos e versáteis.
Educação Literária na Família, que no presente ano contará com dinamização exclusivamente on-line. Pretendemos reforçar a vertente interativa ELF, através da conceção e dinamização de novos concursos e desafios, através das nossas RS (Facebook e Instagram), de modo a chegar a um número cada vez maior de famílias.
Livros e Literacia Familiar, que pretendemos reforçar através do número de sessões, que passará de anual a semestral.
E, iremos, naturalmente, associar-nos às Comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, cujo programa já se encontra finalizado.
E à Semana da Leitura 2024, que terá por base as comemorações dos 50 anos de abril, e que contará, entre muitas outras atrações, com o regresso às terras de António Feijó, de uma autora que muito estimamos, Carla Maia de Almeida.
E pelo meio, como habitualmente, sempre haverá espaço e tempo para “outras conversas”, pois queremos que as bibliotecas de António Feijó continuem a ser esse lugar maravilhoso onde apetece estar e voltar.
Até já!!