A convite da Direção Geral de Educação, no âmbito do projeto Laboratórios de Educação Digital (LED), o AE António Feijó participou no Workshop#4 – EXPLORAR E PROGRAMAR COM ROBÔS”, com a partilha de um cenário de aprendizagem intitulado Robot Foral 900.LED. A sessão decorreu online e o projeto foi apresentado pelos docentes Sandra Fernandes e Hugo Barreiros, em representação da equipa envolvida.
A partir da ideia de encenar a entrega do Foral a Ponte de Lima por D. Teresa, com recurso a robôs e outros equipamentos das áreas do LED (o digital e o analógico em articulação), um grupo de docentes procurou mostrar como mobilizaram aprendizagens no âmbito de diferentes disciplinas e clubes, de forma integradora e inovadora, envolvendo ainda as valências do Centro de Apoio à Aprendizagem (ACC) e o pessoal não docente.

A encenação envolveu a utilização e programação de robots Mbot nas disciplinas de TIC, STEAM e no Clube de Robótica, a impressão em 3D da coroa da Rainha D. Teresa – na disciplina de Educação Visual (6.ºano) – e o Microscópio Digital – em Ciências Naturais (8.º ano) – para estudo das matérias-primas (observar pele e caules de plantas, utilizados como suporte de manuscritos no passado). Os robôs foram caracterizados com fantoches produzidos no âmbito do CAA, mediante a colaboração de docentes aposentados e de pessoal não docente. As etapas do projeto foram compiladas num vídeo apresentado ao público e elaborado no âmbito do Clube Multimédia.
Este “cenário” enquadra-se no tema dos projetos interdisciplinares “Comemoração da entrega do Foral D. Teresa a Ponte de Lima” e desenvolveu-se com o intuito de também motivar os docentes para a utilização dos equipamentos do LED. No final do ano letivo, será apresentado na Feira Medieval, dinamizada pelo agrupamento, e ainda na “Feira da Educação Ciência e Tecnologia”, a cargo da autarquia, de 22 a 25 de maio.
