HOMOLOGADO RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO EXTERNA DO AGRUPAMENTO ANTÓNIO FEIJÓ

Por despacho da Senhora Inspetora-Geral da Educação e Ciência foi homologado e divulgado o relatório da avaliação externa realizada no Agrupamento de Escolas durante os mês de janeiro do corrente ano, tendo evidenciado a qualidade do serviço educativo prestado nas escolas que o integram. Esta ação integra o terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas, iniciado no ano letivo 2018-2019 e o relatório agora divulgado expressa os resultados da avaliação com recurso a uma metodologia que inclui a observação da prática educativa e letiva, a análise dos documentos estruturantes, dos dados estatísticos oficiais e das respostas aos questionários de satisfação aplicados a alunos, docentes e não docentes e pais/encarregados de educação, bem como a visita às instalações e entrevistas a elementos da comunidade educativa, realizadas entre os dias 27 e 30 de janeiro.

A avaliação incidiu em quatro domínios, tendo a avaliação foi a seguinte: BOM na Autoavaliação e MUITO BOM nos domínios de Liderança e gestão, Prestação do Serviço Educativo e Resultados.

Relativamente à AUTOAVALIAÇÃO, os pontos fortes identificados foram: os procedimentos sistemáticos de acompanhamento e análise dos resultados académicos e a reflexão sobre os mesmos nos diferentes órgãos e estruturas, com impacto na sua gradual melhoria; a auscultação abrangente da comunidade educativa nos diversos procedimentos autoavaliativos desenvolvidos;

No domínio da LIDERANÇA E GESTÃO: a visão humanista, partilhada por toda a comunidade educativa, que coloca o foco no indivíduo e na responsabilidade social da escola; as parcerias estabelecidas com diversas entidades que concorrem para a melhoria da qualidade das aprendizagens, para a inclusão e para desenvolvimento da cidadania; o ambiente escolar acolhedor e seguro, com destaque para a proximidade nas relações e para a motivação e valorização das pessoas, bem como o sentido de pertença e de abertura à comunidade.

Relativamente à PRESTAÇÃO DO SERVIÇO EDUCATIVO, foram identificados: as inúmeras iniciativas de apoio ao bem-estar das crianças e dos alunos, abrangendo todos os níveis de educação, com incidência nas diferentes dimensões, como a gestão de emoções e regulação de comportamentos, numa atuação convergente de várias estruturas internas e externas; as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, ajustadas às necessidades das crianças e dos alunos, promotoras da equidade e da igualdade de oportunidades no acesso ao currículo; os recursos educativos, com destaque para as bibliotecas escolares, os laboratórios, os espaços para atividades artísticas e desportivas e as salas de aula tecnologicamente bem equipadas, potenciadores do desenvolvimento de competências diversas.

Finalmente, no domínio dos RESULTADOS:  a evolução positiva dos resultados académicos dos alunos nos três ciclos do ensino básico, com taxas de conclusão consistentemente acima da média nacional para alunos com perfil semelhante; a procura de resposta eficaz e imediata a situações de necessidade de natureza diversa, identificadas na comunidade escolar, mas também no contexto local, nacional ou internacional; o reconhecido contributo do Agrupamento para o desenvolvimento da comunidade em que se insere, assente no estabelecimento de parcerias estratégicas, das quais resultam benefícios mútuos.

Como é natural existem pontos onde o agrupamento deve continuar a trabalhar, tendo sido apontados as seguintes áreas de melhoria:

Autoavaliação:  o aprofundamento do planeamento estratégico da autoavaliação com foco primordial no processo de ensino e aprendizagem potenciador da reflexão partilhada, na comunidade educativa, acerca dos resultados alcançados; a análise integrada da informação recolhida e/ou produzida de modo a uma identificação clara de pontos fortes e dimensões a necessitarem de maior investimento, passível de potenciar os seus impactos nas dimensões organizacional, curricular e pedagógica.

Liderança e Gestão: o aprofundamento da articulação e da coerência entre os documentos orientadores, enquanto instrumentos de operacionalização da visão estratégica do Agrupamento.

Prestação do Serviço Educativo: o desenvolvimento de mecanismos de acompanhamento e de regulação da prática educativa e letiva, conducentes à diversificação das metodologias de

ensino e aprendizagem, em contexto de sala de aula, favorecedores do aperfeiçoamento do processo educativo e do desenvolvimento profissional dos docentes.

Resultados: a definição de normas ou de um código de conduta, com o envolvimento da comunidade, em especial dos alunos, enquanto instrumento enquadrador e orientador da atuação informada perante eventual incidente crítico do ponto de vista disciplinar.

A equipa que trabalhou no mês de janeiro em todas as escolas do agrupamento também identificou aspetos marcadamente reconhecidos pela comunidade educativa, designadamente o impacto do papel do Agrupamento na formação de jovens músicos e desportistas, com carreiras promissoras, dentro e fora do país, decorrente da firme aposta no trabalho articulado e de parceria com instituições como a Academia de Música Fernandes Fão ou o Clube Náutico de Ponte de Lima, evidencia o reconhecido contributo do mesmo para o desenvolvimento local.

Na anterior avaliação externa, que decorreu em 2013, os resultados tinham sido os seguintes: Bom nos domínios de Resultados, Prestação do Serviço Educativo e Liderança e Gestão, evidenciando uma clara melhoria e progresso entre os dois momentos avaliativos, fruto do trabalho e empenho de toda a comunidade educativa. Como as melhores escolas são as que melhoram, o Agrupamento de Escolas António Feijó continuará a trabalhar para servir a comunidade educativa, promover a inclusão dos seus alunos, elevando-os a patamares de trabalho e resultados superiores.

O presente relatório é agora tornado público junto da comunidade, para que a avaliação externa constitua uma oportunidade de reflexão por parte dos principais intervenientes na ação educativa e um fator indutor de uma cultura de avaliação e aperfeiçoamento contínuos. Após a divulgação nos canais de comunicação do agrupamento, serão promovidas reuniões com os representantes das cerca de 90 turmas em atividade no agrupamento.

O Agrupamento de Escolas António Feijó agradece publicamente aos seus alunos, pessoal docente e não docente, encarregados de educação, associações de pais, instituições da comunidade, com especial realce para o Município e Juntas de Freguesia, pela disponibilidade, colaboração e apoio que nunca regatearam às escolas que integram esta cinquentenária instituição de ensino.

O relatório pode ser consultado aqui.

Nota:

A escala de avaliação é a seguinte:

Excelente: predomínio de pontos fortes em todos os campos de análise, incluindo práticas inovadoras e resultados notáveis. Não existem áreas que carecem de melhorias significativas. Tanto as práticas inovadoras como os resultados notáveis são generalizados e sustentados.

Muito bom: predomínio de pontos fortes em todos os campos de análise, incluindo boas práticas e resultados notáveis. Tanto as boas práticas como os resultados notáveis são generalizados.

Bom: os pontos fortes sobrepõem-se significativamente aos pontos fracos, na maioria dos campos de análise. Os resultados são positivos na maioria dos indicadores, mas existem ainda áreas significativas de melhoria.

Suficiente: os pontos fortes sobrepõem-se aos pontos fracos, na maioria dos campos de análise, mas a ação ainda não é generalizada, nem sustentada. Os resultados são positivos na maioria dos indicadores, mas existem ainda lacunas importantes e a melhoria nos últimos anos não é evidente.

Insuficiente: os pontos fracos sobrepõem-se aos pontos fortes ou existem áreas importantes que carecem de melhorias urgentes. Os resultados são globalmente negativos e não revelam uma tendência de melhoria consistente.