O projeto Ateliê do Ser desenvolve-se em sessões semanais de 45 minutos, onde são desenvolvidas atividades de mindfulness. Nestas sessões os alunos treinam o seu “músculo da atenção”, como, por exemplo, ouvir um som até ao fim, prestar atenção às sensações do corpo ou reparar como se está a sentir no momento, entre outras. Ao longo das sessões, estas práticas vão sendo interiorizadas e integradas no seu dia-a-dia, dando-lhes uma maior consciência do seu foco, dos seus padrões de pensamento e uma maior presença nas situações que vivem no agora.
A prática de mindfulness contribui ainda para reduzir os níveis de stresse e melhorar a capacidade de regulação emocional. Reduzir o stresse nas escolas é fundamental para criar ambientes favoráveis à aprendizagem. Se se está nervoso ou agitado, o cérebro não pode aprender novos conteúdos nem aceder à informação que já tem armazenada. Entra em modo automático reagindo às situações de forma impulsiva. Com a prática de mindfulness cria-se um espaço entre a situação desafiante que se está a viver para, em vez de se reagir, responder de forma consciente. Abre-se o caminho para uma maior integração da experiência interna e externa.
O mindfulness trabalha também valores como a generosidade e a gratidão. Estudos revelam que este tipo de práticas contribui para o bem-estar e felicidade da pessoa, bem como para o daqueles que a rodeiam. São, sem dúvida, ingredientes indispensáveis para pessoas mais empáticas, presentes e cooperantes.
Um sistema educativo que preconize o desenvolvimento natural e holístico da criança, ajudando-a tornar-se mais consciente das suas emoções, dos seus pensamentos, para que seja mais confiante, mais positiva e menos insegura, permitirá tornar a escola um local onde, por meio do exemplo e da experiência, as pessoas se tornem mais humanas, mais centradas nos valores da vida. Um local de aprender a “fazer” e “conhecer”, mas onde também se aprende a “parar”, a apreciar o silêncio e o vazio, a abrandar o ritmo e a observar as emoções e os pensamentos. A criança é abordada por uma perspetiva mais completa e integradora, onde lhe é possível construir-se como pessoa livre.
A participação está aberta a todos os alunos do 5.º ao 9.º ano da escola sede, estando também a ser implementadas sessões numa sala do 4.º ano do JI de Ponte de Lima.