O reconhecimento internacional da importância educativa do Ensino Experimental é hoje inequívoco, por isso, importa investir na área das Ciências desde a Educação Pré escola/1º Ciclo, não esquecendo nem 2.º nem 3.º ciclos. Pretende-se, com a implementação deste Projeto, atribuir à criança um papel ativo na construção do conhecimento e no próprio processo de ensino e aprendizagem.
Assim, a proposta passa por articular conteúdos entre ciclos (pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos) de modo a:
- Promover a construção de conhecimento científico;
- Estimular a curiosidade acerca do mundo natural;
- Compreender a importância da Ciência na resolução de problemas no quotidiano;
- Promover ações de Cidadania.
Na Educação Pré-escolar, com o “Cientista em Casa” planificam-se atividades práticas interativas de ciências através de um “guião “estruturado de várias experiências sem esquecer o rigor científico para que as crianças possam descobrir, e aprender de forma informal e divertida. São abrangidas transversalmente várias áreas das Orientações Curriculares em especial a área do Conhecimento do Mundo. Em contexto escolar as atividades são dinamizadas pelas educadoras tornando cúmplices as crianças que através da manipulação registam e aprendem conceitos. Neste espaço de aprendizagem, observação e curiosidade realiza-se uma parceria com os pais ao partilhar a experiência que realizarão em casa, permitindo vivenciar experiências em conjunto com os filhos. As experiências têm uma grelha descritiva, com uma parte destacável, que os pais preenchem após realização da experiência e reenviam para o JI, permitindo que as crianças descrevam o que aconteceu;
No 1.º ciclo de todo o agrupamento realiza-se coadjuvação em tempos de Estudo do Meio, em que são trabalhadas temáticas desta área que tenham continuidade no 3.º ciclo, com a preocupação em trabalhar o currículo e as competências para incutir quer o espírito crítico quer o uso do método científico (envolve docentes de FQ e de CN). Temáticas como “Compreender a flutuabilidade ou a solubilidade”, estudar o “Sistema Solar/Fases da Lua”, “Fenómeno da Luz”, “Eletricidade”, VER Fábia tornam a vivência na Sala das Ciências mais incentivadora e dinâmica proporcionando uma troca de saberes muito enriquecedora.
No 2.º e 3.º ciclos existe uma troca de saberes enriquecedora na “Receção nos laboratórios de FQ e CN” ou no “Dia das Ciências” que também promove Ciência, os alunos dos níveis superiores trocam saberes/práticas recebendo os de 1.º/2.º ciclos, realizam, entre pares, as experiências e estas são melhor compreendidas. Como existe uma colaboração muito estreita entre os docentes promovem-se, paralelamente, outras práticas enriquecedoras que promovem articulação vertical de conteúdos curriculares em “Aprendo melhor contigo” (promove a aprendizagem curricular entre pares de 2.º e 3.º ciclo em CN; como proposta, averiguar a extensão à área da FQ); atividades variadas como a já habitual “Feira dos Minerais” ou a exposição “A Ciência está em todo o lado” (divulgação de material científico cedido pela UM), ou a celebração de Dias cientificamente importantes (Matemática “Dia do Pi”) e muitas outras iniciativas com temáticas apelativas na área das Ciências (Suporte básico de Vida; IST’; atividades diversificadas da Equipa Saúde Escolar_PES…). Como se pode depreender, todo um “cartaz” com apelo à “Ciência”.
Não esquecer a transversalidade que o Clube de Ciências potencia (ver planificação específica).