terça-feira, maio 11, 2021
Siga-nos

despertar

Jornal Despertar

Com a colaboração dos encarregados de educação, no dia 30 de abril, a escola da Gandra encheu –se de flores para dar vida à tradição dos” Maios”. Todos ajudaram, e o resultado foi uma combinação de cor e alegria primaveril que enfeitou a entrada da escola e vai também representar-nos na exposição do centro histórico de Ponte de Lima.

No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, no passado dia 19 de abril, a turma do 5º B, juntamente com as professoras Célia Carvalho e Gorete Moreira, realizou uma visita de estudo ao centro da vila de Ponte de Lima para descobrir e identificar símbolos da autonomia e poder do concelho e as características da arte românica e da arte gótica, anteriormente aprendidos nas aulas.

O resultado final da visita foi realizado, em vídeo, pelo aluno Eduardo Barbosa, do 5º B e pode ser visto AQUI.

No âmbito da abordagem do tema “Educação Ambiental”, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a turma do 7.ºD, em resposta ao desafio lançado pela Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, realizou trabalhos, em forma de vídeo, sobre a relação entre os nossos hábitos de consumo diários e o seu impacte nas alterações climáticas. Desta forma, pretende-se alertar a população para a necessidade de se adotar um estilo de vida mais sustentável, mais saudável e mais justo. Os trabalhos foram realizados individualmente e estão a ser publicados nas redes sociais da referida área protegida.

Os alunos da Turma G2A elaboraram uma lembrança para o dia da mãe, que fizeram com muito carinho, envolvendo os encarregados de educação. 
 

Para embelezar e colorir a sua escola, os alunos da turma do 4º ano da Escola Básica da Gandra decidiram construir “Galinhas de Páscoa” com material reciclável.

Puseram mãos à obra e eis o resultado!

No primeiro domingo assinala-se o Dia da Mãe, figura incontornável na educação das nossas crianças e Jovens. Os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem da Escola Básica António Feijó manifestaram desta forma todo o amor e carinho que nutrem pela respetiva mãe.

As crianças da sala do Jardim de Infância de Rebordões Souto elaboraram vários trabalhos para assinalar o Dia do Pai, comemorado no corrente mês de março.

No dia 22 de abril os cidadãos de todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.

Através de histórias, leituras e observação da natureza envolvente do nosso espaço exterior, especialmente na área do pomar, na escola da Gandra relembramos os modos de preservação do nosso planeta.

Com o lema “ Proteger o planeta está nas nossas mãos “ elaboramos duas “árvores de compromisso”. Nas mãos que contornamos e recortamos em cartolina verde escrevemos, depois de refletir e dialogar sobre o tema, frases alusivas á preservação dos recursos materiais e proteção do planeta. Com elas formamos a copa de duas árvores que nos vão lembrar de respeitar esse compromisso. Ficaram bem bonitas, não ficaram?

Entrar ou Registar-se