Ouvir, Falar e Ver – Escola das Emoções

No âmbito do projeto “Ouvir, Falar e Ver” realizou-se mais uma atividade, este ano com um novo formato. Os alunos da turma S12A foram convidados a refletirem sobre temáticas do seu interesse, no domínio socioemocional. Dessa forma, manifestaram interesse em saber qual o papel de um psicólogo na escola, a a par de poder falar sobre os medos e outras emoções.

No dia 2 de junho, das 15h00 às 16h00, na EB de Souto, os alunos tiveram oportunidade de participar na sessão “Escola das Emoções”, com a psicóloga do PDPSC. Foram esclarecidas as dúvidas sobre o papel do psicólogo, visualizaram um vídeo sobre os medos e aprenderam a distinguir os medos “mentirosos” dos “protetores”. De seguida, dividiram-se em grupos de três elementos e participaram no Jogo das Emoções, no qual cada grupo foi incentivado a refletir sobre variadas situações quotidianas, promovendo o autoconhecimento, a empatia e as relações positivas entre pares. De forma lúdica e motivadora, partilharam possíveis resoluções dos problemas apresentados, argumentando o ponto de vista que sustentasse a opção tomada.

Foi enriquecedor para todos!