Educação Pré-Escolar (des)cobriu Raízes!

Projeto de Departamento da Educação Pré-escolar Ano Letivo 2022.2023 No presente ano letivo, o Projeto de Departamento da Educação Pré-escolar do Agrupamento António Feijó tem como temática o tema aglutinador de projetos “(Des)cobrindo as Raízes”, que articula com o tema do Projeto Educativo do Agrupamento” A minha Escola é o Mundo”. Com este projeto pretende-se uma partilha de saberes, proporcionando às crianças experiências relacionadas com as tradições orais e a cultura dos pais e avós.

Este trabalho reúne memórias de muitas famílias e, através dos dezassete grupos de crianças que lhes dá “voz”, é o testemunho de vivências e emoções da infância. Partindo da recolha de lendas, jogos tradicionais, provérbios, palavras em desuso, e tradições, as famílias partilharam momentos de construção de boas memórias em torno das suas experiências de vida. Promovendo a reflexão e debate em cada sala de atividades foi eleito por todas as crianças uma produção. As crianças deram voz às “raízes” através da criação através da ilustração, ajudando a manter o sentimento de pertença.

A publicação em livro digital deste projeto, foi o culminar de um trabalho realizado em sala de JI, mas que promoveu a proximidade e articulação com a família.

O trabalho pode ser consultado AQUI.