Terra Treme sensibilizou mais de 1800 alunos para o risco sísmico

Numa iniciativa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) decorreu no dia 14 de novembro, às 11:14 horas, o Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (https://www.aterratreme.pt/). No Agrupamento de Escolas António Feijó, a iniciativa foi dinamizada pelo Clube de Proteção Civil.

Este ano assinalou-se a 11.ª edição desta iniciativa que é uma das medidas integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, visando capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes

A totalidade dos estabelecimentos, alunos, docentes pessoal não docente do agrupamento participou neste exercício, integrado na estratégia de preparação da comunidade escolar para reagir a situações de catástrofe natural. Durante o ano letivo, desde o primeiro dia de atividade, os alunos participam em exercícios de evacuação, simulacros internos e simulacros com a participação dos Bombeiros Voluntários, procurando construir uma cultura de segurança em cada estabelecimento de ensino.

No corrente ano letivo, além de vários exercícios de evacuação, foram já concretizados simulacros internos em todas as escolas do agrupamento.