CINANIMA vai às escolas 2023: novembro “animado”

Com o  objetivo de levar a todos os alunos de Portugal e PALOP programas de cinema de animação de autor com qualidade artística de produção, maioritariamente, europeia, o Serviço Educativo do CINANIMA (famoso festival de cinema de animação organizado pela NASCENTE Cooperativa de Ação Cultural, C.R.L. juntamente com a Câmara Municipal de Espinho há 47 anos) oferece às escolas, gratuitamente, programas de filmes de curta-metragem – dois para cada nível de ensino – cada um adequado ao respetivo nível de ensino (Pré e 1º ciclo, 2º e 3º ciclo e Secundário), permitindo assim o visionamento gratuito de mais de meia centena de filmes.

No nosso Agrupamento, foram 5 os estabelecimentos de ensino que aderiram à iniciativa: EB António Feijó, EB da Feitosa, EB de Trovela, EB de Ponte de Lima e JI de Ponte de Lima. Durante várias sessões, mais de 300 alunos, desde o Pré-escolar ao 9.º ano, puderam assistir aos filmes constantes nos Programas 1 e 2. Os filmes vistos, todos realizados em 2023, são originários de diferentes países, como França, Itália, Canadá, Holanda, Israel, Índia, etc.

Foi interessante observar as emoções dos alunos perante as diferentes narrativas, umas mais divertidas, outras mais melancólicas. Os mais pequenos encantaram-se, sobretudo com o filme esloveno «A casa do rato», realizado por Timon Leder. Já os meninos mais velhos mostraram o seu interesse por filmes como «Nool» (a história baseada na realidade de uma jovem e alegre macaca negra que vive num jardim zoológico em Israel, no auge de um conflito militar em curso) ou «Roald», um divertido e original filme francês de vários autores.

As diferentes técnicas de animação foram também motivo de conversa e, de acordo com a proposta do CINANIMA, algumas das turmas até estão a construir brinquedos óticos com os seus professores: traumatrópios e fenacistoscópios. Em suma, esta é uma experiência a repetir em 2024!