Projeto “Aprendo Melhor Contigo”

No âmbito do projeto educativo “Aprendo Melhor Contigo”, alunos do 9ºC abriram as portas dos laboratórios de Ciências Naturais e Físico-Química para receber seus colegas do 6ºD. A iniciativa visa promover a partilha de conhecimentos e fortalecer os laços entre diferentes níveis de ensino.

Durante a atividade, os alunos envolvidos realizaram experiências práticas. No laboratório de Ciências, detetaram nutrientes (açúcares simples e lípidos) em diversos alimentos. A investigação proporcionou aos alunos uma compreensão mais aprofundada sobre a composição dos alimentos e a importância dos nutrientes para a saúde.

No laboratório de Físico-Química, pesquisaram a presença de água em diversos alimentos e perceberam melhor a posição de destaque da água na roda dos alimentos. Também falaram sobre a respiração no ser humano,  tendo-se salientado a importância do gás oxigénio na inspiração e do gás dióxido de carbono, na expiração. Os alunos de 9ºC produziram os gases oxigénio e dióxido de carbono artificialmente e ainda ensinaram aos seus novos amigos do 6ºD o que são moléculas. Os alunos gostaram de ver as moléculas de água, de dióxido de carbono e de oxigénio construídos pelos seus mais recentes “professores”.

A troca de experiências entre os alunos do 9ºC e 6ºD não apenas fortaleceu o trabalho em equipe, como também contribuiu para a construção de um ambiente educativo mais colaborativo e enriquecedor.

O projeto “Aprendo Melhor Contigo” continua a destacar-se como uma experiência motivadora, promovendo a interação entre alunos de diferentes níveis de ensino e proporcionando oportunidades únicas de aprendizagem prática e colaborativa.