XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

No ano em que se comemoram os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, poeta português autor da epopeia “Os Lusíadas”, realizam-se as XI Olimpíadas da Língua Portuguesa, com o objetivo de promover a educação linguística e literária no ensino básico e no ensino secundário. A 1ª fase teve lugar no passado dia 22 de fevereiro e contou com a participação de 45 alunos do 3º ciclo da EB 2,3 António Feijó.

Com a finalidade de incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a Associação de Professores de Português (APP), a Direção-Geral da Educação (DGE), o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Escola Secundária de Camões (ES Camões) promovem, em 2023/2024, as XI Olimpíadas da Língua Portuguesa.

Podendo participar nas Olimpíadas da Língua Portuguesa todos os alunos matriculados no ano letivo a que respeitem as competições, foram 45 os alunos da António Feijó que, no passado dia 22 de fevereiro, voluntariamente realizaram a prova de 60 minutos correspondente à 1º fase.

Neste âmbito, é com enorme satisfação que divulgamos os nomes dos 5 alunos da nossa escola que, num total nacional de 100 alunos com as melhores classificações, tendo obtido nota superior a 170 pontos, foram apurados para a 2ª fase da competição, a ter lugar no dia 19 de março de 2024, nas Escolas Coordenadoras Regionais e nas Embaixadas e/ou Consulados portugueses:

7ºA, nº 12 – João Roque – 176 pontos

8º A, nº 2 – Valentina Santos – 173 pontos

8ºC, nº 23 – Sofia Sargento – 172 pontos

9ºC, nº20 – Rodrigo Cunha – 177 pontos

9ºC, nº21 – Tomás Araújo – 172 pontos

Estão de parabéns os alunos que se apuraram para a fase seguinte, todos os outros que participaram por gosto e com dedicação, os respetivos docentes da disciplina de Língua Portuguesa, os professores do 1.º e 2º ciclo, as equipas das nossas bibliotecas escolares e os Encarregados de Educação. Nas palavras do nosso Diretor, “estamos a colher os frutos do investimento e da preocupação que têm existido ao longo dos últimos anos no apoio à leitura e escrita em língua materna, pelo que é justo realçar e reconhecer o trabalho desenvolvido por todos”.

Luísa Leão