Orçamento participativo – votação

O Clube de Ciências identificou, através da consulta aos alunos e reflexão dos docentes, uma carência de recursos para realizar mais atividades de campo potenciando o trabalho ao ar livre, em contacto com a Natureza. Em particular, carecemos de meios que permitam a análise e monitorização da qualidade da água, como aquela proveniente do nosso charco, das torneiras da escola, ou do Rio Lima, entre outras fontes. Além disso, existe uma lacuna no estudo científico da biodiversidade e da qualidade do solo na nossa horta pedagógica.

A compreensão da importância da qualidade da água e do solo, assim como dos seus processos de análise, é crucial para fomentar uma consciência ambiental entre os alunos e a comunidade escolar.

Propomos a aquisição de um Kit para Análise de Águas, que permitirá aos alunos do Clube de Ciências realizar análises regulares da qualidade da água das diversas fontes anteriormente identificadas. O Kit incluirá os equipamentos e reagentes necessários para a realização de testes básicos, como pH, turbidez, nitritos, nitratos, cloro residual, entre outros parâmetros.

Esta solução proporcionará aos alunos uma experiência prática e direta com métodos científicos de análise, permitindo-lhes compreender a importância da qualidade da água para a saúde humana e o meio ambiente. Além disso, promoverá uma cultura de responsabilidade ambiental e cuidado com os recursos naturais.