LABORATÓRIO EDUCATIVO DIGITAL

A escola Básica António Feijó recebeu recentemente o Laboratório de Educação Digital – LED, tendo ficado instalado no Espaço Digital Interativo – EDI (sala 1B4), contemplando equipamento das áreas de multimédia, robótica e STEM. Este equipamento foi fornecido no âmbito da medida integrada na Componente C20 do PRR, Investimento TD-C20-i01-02 “Transição digital na Educação”.

Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços educativos equipados com recursos tecnológicos avançados, projetados para promover a aprendizagem digital e inovadora nas escolas e a integração transversal das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem.

Neste espaço, são desenvolvidas as aulas de CEA- STEAM e os clubes. Pretende-se também que este equipamento seja utilizado numa vertente mais prática nas áreas STEAM (Matemática, Ciências Naturais e Físico-Química, Educação Visual e Educação tecnológica).

No mundo atual, onde a tecnologia permeia todos os aspetos da vida, possuir habilidades tecnológicas é essencial. O Laboratório Escola Digital surge como uma solução inovadora que transforma a maneira como os alunos aprendem, proporcionando a oportunidade de desenvolver competências como programação, robótica, design digital e pesquisa online. Essas habilidades são fundamentais para o futuro académico e profissional dos alunos. Um dos principais benefícios do Laboratório Escola Digital é a possibilidade de aprendizagem ser mais interativa pois ao recorrer às tecnologias digitais, os alunos podem explorar conceitos de maneira dinâmica, autónoma, participando ativamente no processo.

Esta abordagem fomenta a colaboração, o desenvolvimento de projetos em grupo, promove a troca de deias e a aprendizagem entre pares e ajuda a fixar o conhecimento de forma mais eficaz. Este ambiente colaborativo não só enriquece a aprendizagem, mas também prepara os alunos para o trabalho em equipa, uma competência valorizada cada vez mais no mercado de trabalho e na sociedade em geral.

O Laboratório Escola Digital constitui uma enorme mais-valia para a escola e para o agrupamento, pois prepara os alunos para os desafios do futuro, com base numa base sólida em tecnologias digitais e habilidades de resolução de problemas. Desta forma, os estudantes tornam-se mais resilientes e adaptáveis a mudanças.

ROBÓTICA