O cenário de aprendizagem “Robot Foral 900.LED”, desenvolvido no Agrupamento de Escolas António Feijó, encontra-se agora publicado no Website oficial dos Laboratórios de Educação Digital (LED), da Direção-Geral da Educação.
O projeto foi apresentado em diferentes momentos ao longo do ano letivo: primeiro, nos workshops do “Encontro de EDD 2025 | Integração Curricular dos LED”, promovido pela Rede Minho de Embaixadores Digitais e realizado a 26 de fevereiro, em Vila Nova de Famalicão; depois, no “Workshop #4 – Explorar e Programar com Robôs”, em sessão online, pelos docentes Sandra Fernandes e Hugo Barreiros; e, finalmente, no “Evento Nacional – Laboratórios de Educação Digital (LED): Aprendizagem em Ação”, ambos promovido pela Direção-Geral da Educação, a 6 de junho, no Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto. Embora este último não tivesse carácter público, a organização decidiu alargar o convite aos participantes do encontro inicial, reconhecendo o envolvimento e contributo do Agrupamento de Escolas António Feijó para a dinamização dos LED.
A publicação oficial, acompanhada de felicitações pela qualidade do trabalho realizado, possibilita agora que outros agrupamentos e docentes de todo o país possam consultar os materiais e inspirar-se neste exemplo de integração curricular inovadora. O recurso pode ser explorado através do seguinte link:
Recorde-se que este projeto recria a entrega do Foral a Ponte de Lima por D. Teresa, recorrendo à programação de robôs Mbot, à impressão 3D, ao microscópio digital e à colaboração interdisciplinar entre diferentes disciplinas, clubes e serviços do agrupamento. O resultado final evidencia o valor do trabalho em equipa, da criatividade e da articulação entre o digital e o analógico.
A comunidade educativa do Agrupamento de Escolas António Feijó vê, assim, reconhecido o esforço coletivo que também foi partilhado em eventos locais de grande relevância como a VI Feira da Educação, Ciência e Tecnologia promovida pela autarquia de Ponte de Lima.