terça-feira, janeiro 28, 2020

Clubes

Este Clube foi criado para promover a Educação Ambiental, criar mais espaços verdes, conhecer e identificar as espécies autóctones da região e da escola, promover atividades lúdicas para que os jovens adquiram comportamentos mais adequados e responsáveis pelo ambiente.
A manutenção dos jardim de ervas aromáticas faz parte também do Clube que promove , através de pequenos workshops, a introdução destas plantas na culinária.

Clubes

O Clube Ciência Viva Na Escola funciona desde o início do presente ano letivo na Escola Básica António Feijó.

Desenvolver a cultura científica dos alunos, promovendo atividades também abertas à comunidade são os grandes objetivos deste espaço que funciona no Laboratório de Ciências do 2.º Ciclo.

Clubes

IMG 20200109 125946O projeto de monitorização do Rio Lima arrancou com uma visita de reconhecimento ao troço do rio que vai ser acompanhado pelos alunos da Escola Básica António Feijó. Conhecer melhor o rio e contribuir para a sensibilização ambiental da população escolar é um dos grandes objetivos deste projeto, que será implementado durante o corrente ano letivo pelo pelo Clube Ciência Viva, com o apoio da Casa da Ciência de Braga.

Clubes

IMG 20200121 111615O Clube de Música da escola Básica António Feijó deslocou-se, na terça-feira dia 21 de janeiro, ao Município de Ponte de Lima para cantar as Janeiras e apresentar os votos de um bom ano ao Executivo Municipal e a todos aqueles que trabalham na Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Este foi o cuimprimento de uma tradição com largos anos, como ficou bem expresso nas palavras do Presidente da edilidade, Eng. Victor Mendes e do Diretor do Agrupamento António Feijó, Prof. José António Silva.

O Clube de Música da Escola Básica António Feijó tem atividade semanal e participa em diversos eventos na escola e junto da comunidade, como é o caso da Festa de Natal, mesas de Páscoa, Arraial e, obviamente, as Janeiras que, no corrente ano, já foram cantadas no Ministério da Educação.

Clubes

IMG 2453Cerca de 40 alunos do AE António Feijó dedicaram um original ao ministro Tiago Brandão Rodrigues e sua equipa

Cerca de 40 alunos e professores do Agrupamento de Escolas (AE) António Feijó, de Ponte de Lima, estiveram esta quinta-feira no Ministério da Educação (ME) a cantar as janeiras.
Os estudantes dos 7.º, 8.º e 9.º anos, incluindo vários alunos que também frequentam a Academia de Música Fernandes Fão, dedicaram uma canção original ao Ministro da Educação e sua equipa. “Obrigado ao Senhor Ministro e a toda a sua elite”, diz a canção, na qual os alunos limianos, que vieram “em romaria ao Ministério da Educação”, se apresentam como sendo de uma vila que é “obra-prima, de beleza sem igual”.
Acompanhado pelos Secretários de Estado da Educação, João Costa e Susana Amador, e pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o ministro Tiago Brandão Rodrigues agradeceu a dedicatória alto-minhota, destacou o projeto pedagógico daquele Agrupamento, sublinhando o ensino articulado e a ligação à Academia Fernandes Fão. Ao presidente da autarquia de Ponte de Lima, o governante agradeceu o empenho em ter trazido este grupo “de verdadeiros cantores” até Lisboa.

O Ministro da Educação foi ainda surpreendido, uma vez que dois dos docentes presentes haviam sido seus professores no 7.º ano de escolaridade, em Paredes de Coura, onde estudou: “Que bom revê-los! E muito obrigado por estas estrofes tão especiais que hoje nos trazem”, referiu.
O átrio do edifício sede do Ministério da Educação, onde se juntaram governantes, dirigentes e trabalhadores dos serviços, encheu-se para ver e ouvir as canções da época, interpretadas pelos alunos de Ponte de Lima que, de seguida, almoçaram na cantina do Ministério, acompanhados pelo Ministro da Educação.
Esta quinta-feira cumpriu-se a tradição de vários anos, com a presença de alunos no Ministério da Educação a cantar as janeiras. Em 2016, o Ministro Tiago Brandão Rodrigues recebeu alunos e professores do AE de Condeixa-a-Nova, em 2017 do AE de Algueirão - Sintra, em 2018 a Academia de Amadores de Música de Lisboa, em 2019 o Grupo Pintar e Cantar dos Reis de Alenquer e, em 2020, os alunos do AE António Feijó, de Ponte de Lima.
(Fonte: Ministério da Educação)