Escolas do Agrupamento aderem ao projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”

O Agrupamento de Escolas António Feijó participou ativamente com o Município de Ponte de Lima, assinalando o “Dia Nacional da Floresta Autóctone”, comemorado a 23 de novembro, com a realização de várias iniciativas promovidas pelo Serviço Área Protegida.

A “Semana da Floresta Autóctone”, a decorrer de 20 a 26 de novembro, iniciou-se na segunda-feira, com a realização de uma ação de limpeza e de arborização no Parque Florestal da Quinta de Pentieiros. O dia 21 de novembro foi dedicado ao controlo de espécies exóticas de flora invasora na Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos. Ambas iniciativas contaram com a colaboração da Associação Florestal do Lima e dos colaboradores do Serviço Área Protegida.

Na quarta-feira, dia 22 de novembro, foram assinados os protocolos de cooperação entre o Município de Ponte de Lima e os Agrupamentos de Escolas do concelho e a APPACDM, no âmbito do Projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”. Estiveram presentes os diretores dos Agrupamentos das Escolas do concelho de Ponte de Lima. Com estes protocolos pretende-se garantir o envolvimento da comunidade na produção de plantas para alimentar a “Maternidade de Árvores” criada nos viveiros da Quinta de Pentieiros com o objetivo de fornecer o material vegetal necessário à implementação do projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”. Pretende-se, ainda, contribuir para dinamizar práticas pedagógicas relacionadas com o ciclo de vida das plantas, assim como as várias formas de propagação e sensibilizar a comunidade ponte-limense para a importância da Floresta para as gerações atuais e futuras e para as problemáticas decorrentes da mudança climática.

Todas as escolas do Agrupamento de Escolas António Feijó aderiram a esta iniciativa, tornando-se agentes ativos na criação de novas árvores de espécies autóctones.